Transformação digital e atualização do legado

LEGADO, um sistema tem se tornado “legado” com muita rapidez, a velocidade com que novas tecnologias são inseridas no mercado pressionam as áreas de negócios a evoluir, mas isso não significa que as regras de negócios desse sistema não são mais válidas.

Existem muitas razões para chamarmos um sistema de “legado” da defasagem tecnológica, linguagem antiquada, banco de dados inadequado ao momento ou outros fatores que impossibilitam a evolução, com isso esse legado passa a impactar na performance, aumentando os custos, dificultando o uso de recursos computacionais, como por exemplo, colocar “na nuvem”.

Inclua-se a isso, a fragilidade com relação a ciberataques, impactando na segurança não só desse sistema, abrindo brechas para invasões e aumentando o custo da segurança do perímetro.

Tem também o eventual alto o custo de licenças de softwares ou banco de dados, ou mesmo por descontinuidade de tecnologias por ele usada.

Mas, ao mesmo tempo, a base do sistema, que são as regras de negócios não mudaram, estão todas lá, ainda são válidas, o sistema só é “tecnologicamente” VELHO e, convenhamos, tem muitos sistemas considerados como legado que ainda funcionam perfeitamente atendendo às necessidades.

Outro aspecto, é a relutância de TI que recebe demandas para novas funcionalidades no sistema, porém investir é considerado “jogar dinheiro no lixo” e investir para fazer um novo é caro e vai entrar na fila dos serviços, portanto fica sempre para depois.

É aí que nós da be.MAV junto com a Ionate entramos.

Pegamos QUALQUER sistema legado, COBOL, VB, DELPHI, JAVA, e muitos outros e transformamos em uma estrutura de microserviços, respeitando as regras de negócios, verificando código morto e as brechas de segurança.

O sistema é revisto por nossa equipe, depois é feita uma reunião de alinhamento, estando tudo certo, a conversão será efetivada.

Tudo isso a um custo inferior a 60% do que seria gasto na reprogramação e num tempo em torno de 20%.

O pagamento pelo serviço é feito somente na entrega do sistema após a  sua aprovação.

Se você tem alguma dúvida, aceitamos o seu desafio, nos dê um de seus sistemas legado, faremos a conversão e provaremos que somos o melhor parceiro para esse desafio.

Quem é a Ionate

Fundada em 2016, as soluções da Ionate nasceram dentro do programa de startup do MIT – Massachusetts Institute of Technology, está localizada em São Francisco, Califórnia e dentre as 2.700 startups do Vale do Cilício no ano de 2018, ela se posicionou entre as 50 melhores soluções.

Atualmente tem duas equipes de engenheiros uma nos USA e outra na Polônia podendo assim atuar 24 x 7.

Legado para microserviços

“O Ionate TM usa a tecnologia de transpilador baseada em aprendizado que realiza a conversão automatizada de várias pilhas de tecnologia herdadas, transformando-as em uma arquitetura moderna baseada em microserviços. O Analisador e Conversor de poliglotas da Ionate é multilíngue e é capaz de converter uma grande variedade de pilhas e bases de códigos herdadas da tecnologia, como COBOL, Centura, Oracle Forms, Visual Basic e Visual Age (ESF) em tecnologias modernas, como o .NET, Java / Springboot e Go. Isso gera vários benefícios significativos para o cliente, incluindo modernização, mitigação de riscos (devido à dependência de uma plataforma legada), aumento da produtividade do desenvolvedor e velocidade dos recursos.”