Na prevenção a fraudes, são as pessoas que fazem a diferença

Hoje, o combate a fraudes depende de pessoas, CONHECIMENTO e experiência. Compartilhar é fundamental para aumentar a capacidade de prevenção.

 

Que fique claro, sem uma boa ferramenta de apoio é impossível estar protegido, mas sem as pessoas, o conhecimento, a experiência, a capacidade de analisar os dados, os alertas, os casos, um produto é como um carro sem motorista, não anda.

 

Nas visitas e palestras que tenho feito, aprendo muito, a cada reunião vejo mais exemplos de fraudes, e sempre aparecem novas, cada profissional com quem falo é uma nova fonte de CONHECIMENTO, um conhecimento que por várias razões não é partilhado com o mercado.

 

Poder coletar todas essas experiências e prontamente implementá-las em um processo de prevenção, compartilhando com várias organizações, é a forma mais rápida de desmotivar um fraudador.

 

É fato que fazer fraude para obter pouco lucro não deve ser motivador, como em qualquer negócio, isso não é bom.

 

Individualmente, o investimento de cada organização em uma solução, pessoas, infra-estrutura, etc., tornam o processo caro e desmotivador, em muitos casos percebermos que o risco de tomar uma fraude passa a ser uma decisão “que compensa”. Por outro lado, mesmo realizando este investimento, o CONHECIMENTO é fundamental para implementar e ter sucesso em um processo de prevenção.

 

Vamos pensar em um Banco implantando a prevenção no seu internet banking, não seria muito mais fácil aportar o conhecimento já existente no mercado? Isso aceleraria em muito todo o processo.

 

Costumo brincar dizendo que a vida do fraudador é bem divertida, ele decide o que vai fazer tomando um chopinho no boteco, desenvolve, implanta e, se não funcionar, vai paro o boteco pensar em outra, sem pressão.

 

Mas não é só isso, o que aprendi interagindo com várias clientes, é que os fraudadores tem uma estrutura sofisticada e colaborativa, ou seja, eles interagem para o sucesso.

 

Ter um time experiente que atua em vários clientes, não só para suportar uma ferramenta, mas com visão de mercado e dos problemas que o cliente está enfrentando, dar o apoio, uma visão de como fazer e o que fazer, é o diferencial. Poder programar rapidamente regras de prevenção para grupos de clientes, sobre uma fraude identificada, leva a redução dos custos de perdas com fraudes. Ter uma equipe dessa qualidade só para sua empresa custa caro, novamente compartilhar é a solução.

 

Hoje, já temos modelo neural de preveção compartilhado, porque não ter regras de prevenção compartilhadas, atributos comprometidos compartilhos, etc., porque não compartilhar o conhecimento?

 

Em especial nas instituições de médio e pequeno porte, que tem recursos limitados, a prevenção passa a ser um trabalho árduo para as equipes, portanto compartilhar o conhecimento, experiência, é fundamental para o sucesso. Aqui estamos falando em pessoas interagindo, este é um caminho natural para a redução dos investimentos, a melhoria da proteção e o alinhamento dos custos.