Como se inicia a fraude em transação eletrônica?

 Roubo de dados, invasão dos equipamentos, fraude interna, clonagem de cartão, são ações preparatórias para fraudes de cartão, internet banking, compras web…Uma fraude é a finalização de uma sequência de EVENTOS que foram sendo articulados ao longo de um período.

 

Em geral, a fraude tem seu início bem antes da sua efetivação. Através de transações eletrônicas e não eletrônicas, o fraudador busca o suporte necessário para burlar os sistemas, roubando suas informações.

 

O mais comum é o roubo de informações durante o seu uso, por exemplo, um cartão de crédito ou débito, clonagem, visualização de sua senha, cópia do seu cartão, um programa malicioso no seu equipamento durante uma transação de IB. Mas, cuidado isso só não basta, pois algumas máquinas que passamos os nossos cartões poderão estar “contaminadas”, clonando as informações inclusive do seu chip, ou não levamos em conta a vulnerabilidade do nosso celular, tablet ou computador, portanto nunca o usuário estará 100% seguro. 

Portanto, soluções de prevenção a fraudes com base no perfil de comportamento poderão ajudar os clientes e a corporação contra perdas.

 

Muitas vezes as fraudes têm origem interna, na obtenção de forma indevida de informações confidenciais por pessoas que foram aliciadas no contact center, no apoio a clientes no banco, mesmo dentro da nossa estrutura de colaboradores.

 

Outro ponto de atenção é com relação ao que instalamos em nossos equipamentos, computadores, tablets, smartphones, junto com o aplicativo pode estar um “software malicioso” que irá capturar seus dados e enviar aos fraudadores.

 

A partir destas informações roubadas os fraudadores, de várias formas, buscam testar as defesas dos sistemas, realizando EVENTOS como consultas na WEB, no callcenter, pequenas transações de cartões ou na conta corrente. Com isso ele se mune de informações e passa a entender as fraquezas para efetivar sua fraude, que pode ser contínua, que não é percebida de imediato ou pode ser a orquestração para uma grande “tacada”.

 

Aqui foram dados alguns exemplos, mas visitando os clientes escutamos diariamente sobre um novo tipo de fraude, afinal os fraudadores são criativos, por essa razão ter uma visão integrada dos EVENTOS e COMPORTAMENTO pode ser a melhor forma de reforçar a prevenção, pois desta forma é possível estar atendo a distorções.

 

Em 80% dos casos, a fraude pode ser identificada através da alteração do comportamento, uma transação fraudulenta raramente coincide com o comportamento normal do usuário. Infelizmente grande parte das soluções adotadas pelos bancos e processadoras  de cartão se preocupam apenas com a transação que está sendo executada, desconsiderando os hábitos dos seus clientes.

 

Quer saber mais, entre com contato, a MAV tem experiencia e parceiros altamente capacitados para apoiar sua organização, mav@mavidal.com.br.

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