Quando pensamos em abrir nosso negócio, um dos itens que analisamos é o ticket médio de vendas necessário para equilibrar as contas.
Claro que qualquer sistema de emissão de nota fiscal fornece essa informação, mas o mais importante é saber quem foi o cliente.
Mas por que saber quem foi o cliente é importante?
Vamos colocar que fazer isso não é caro e nem trabalhoso para quem contratar, basta coletar 3 dados básicos da venda, esses dados serão processados e transformados em informação útil.
De inícios esses dados servirão para entender a capacidade de investimento de quem frequenta nosso negócio.
O segundo ponto é que, com o passar do tempo, saber se estamos conquistando esses clientes e se eles estão voltando, pois o cliente fiel é que sustenta o negócio.
Em uma terceira etapa, ter a percepção de que clientes podem estar nos abandonando, não estão voltando, especialmente aqueles “investidores” rotineiros, e então entender o porquê.
Quando falo “investidor” é uma metáfora, pois no fundo cliente que compra está de certa forma nos ajudando com seu dinheiro.
Um ponto importante que a maioria se esquece é reconhecer quem é seu cliente fiel. Reconhecimento é o que todos os clientes esperam, ninguém gosta de ser tratado como mais um.
Todo empreendedor é cliente de alguém, portanto, praticar empatia, entender como gosta de ser tratado e tratar os clientes da mesma forma faz toda a diferença.
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